quarta-feira, 15 de julho de 2009

O ideal religioso

Praticamente todas as religiões do mundo falam sobre certos valores ideais para a humanidade.

Cristianismo:
"Faça aos outros aquilo que gostaria que lhe fizessem."

Budismo:
"Ao colocar alguém no lugar de outra pessoa, esse alguém não pode matar ou fazer com que o outro mate."

Confucionismo:
"Jamais imponha aos outros aquilo que você não escolheria para você."

Hinduísmo:
"Uma pessoa nunca deve fazer algo para outra que considere prejudicial para si próprio."

Islã:
"Não machuque ninguém para que ninguém possa machucar você."

Judaísmo:
"O estrangeiro que com você residir deve ser por você considerado com um de seus cidadãos; você deve amá-lo como a si mesmo."

Taoísmo:
"Considere o ganho de seu próximo como seu próprio ganho, e a perda de seu próximo como sua própria perda."

Independente desses conceitos, um olhar para a sociedade de hoje faria as pessoas se perguntarem o porquê de o ideal de universalmente valorizar e respeitar o semelhante nunca firmou-se. Foi o personagem Jesus que disse: "Ame o próximo como a si mesmo". Mas como? Como podemos criar uma cidade onde as pessoas vivam juntas em harmonia, trabalhando para o bem comum, como promovem os ideais religiosos?

A resposta é: está em nossas mãos projetar um sistema que permita que esses ideais humanos floresçam.

A sociedade egoísta e voltada ao dinheiro de hoje cria um ambiente que se recusa a permitir a preocupação universal com o outro. Esse sistema se baseia na perpetuação do individualismo, às custas dos outros, e por isso ele jamais permitirá um mundo de equilíbrio e harmonia.

O fato é que é hora de parar de rezar, parar de rogar e de falar cegamente sobre nossos ideias supostamente religiosos e humanísticos e realmente trabalhar para fazê-los acontecer!

Falar é fácil:

Uma economia baseada em recursos põe em prática tudo aquilo que os grandes mestres religiosos e filósofos sempre falaram desde os primórdios com relação aos humanos compreenderem uns aos outros, e trabalharem juntos com respeito e harmonia mútuos. O uso da ciência e do método científico, embora muitas vezes considerados frios e insensíveis, realmente apresenta uma das mais profundas descobertas espirituais que já conhecemos. Diferente desses que não param de falar de paz, amor e harmonia entre as pessoas da Terra, a ciência pode realmente trabalhar para fazer isso acontecer. Não existe nada mais cuidadoso que o método científico, pois os resultados provaram que são absurdamente benéficos para toda a humanidade.


The Activist Orientation Guide- The Zeitgeist Movement
www.thezeitgeistmovement.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário