sábado, 18 de abril de 2009

Filmes

Zeitgeist- The Movie e Zeitgeist- Addendum- Quando uma obra de arte transcende a própria arte, assume uma importância muito maior enquanto ferramenta, muito além de uma simples concepção artística. Os dois documentários, lançados apenas na internet, de forma gratuita, fazem um grande mergulho à base de nossas instituições, buscando as causas iniciais dos problemas que ainda enfrentamos, e apresenta não só uma crítica bem fundamentada e explicativa, como uma possível alternativa.

http://www.zeitgeistmovie.com/



"A revolução não será televisionada" - (The revolution will not be televised) Documentário. 2003. Irlanda. O documentário, filmado e dirigido pelos irlandeses Kim Bartley e Donnacha O’Briain, apresenta os acontecimentos do golpe contra o governo do presidente Hugo Chávez, em abril de 2002, na Venezuela. Os dois cineastas estavam na Venezuela realizando, desde setembro de 2001, um documentário sobre o presidente Hugo Chavez e o governo bolivariano quando, surpreendidos pelos momentos de preparação e desencadeamento do golpe, puderam registrar, inclusive no interior do Palácio Miraflores, seus instantes decisivos, respondido e esmagado pela espetacular reação do povo.

http://video.google.com/videosearch?q=revolucao+televisionadada&emb=0&aq=f


"Além do Cidadão Kane"- o documentário, produzido em 1993 pela BBC de Londres, analisa a formação e influência da Rede Globo no Brasil. Alguns dizem que ele foi proibido aqui por uma ação judicial, outros que a própria Globo comprou os direitos para nunca exibi-lo. Seja como for, é um documento importante sobre uma das instituições mais influentes do nosso país.
O documentário conta com a participação de alguns artistas, políticos, e especialistas como Luiz Inácio Lula da Silva, Chico Buarque, Leonel Brizola, Washington Olivetto, Armando Falcão, Antônio Carlos Magalhães, Walter Clark, Armando Nogueira, Gabriel Priolli e Maria Rita Kehl.

http://video.google.com/videosearch?q=alem+do+cidadao+keane&emb=0&aq=f#

3 comentários:

  1. Ótima lista de documentários ! Vou ver esse do Hugo Chavez !

    Cara, nã se esquece de entrar no forum do zeitgeist, caso você ja não esteja. Precisamos de cada vez mais pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo site
    Finalmente alguém moveu um dedo pra representar o brasil. Não que o pessoal do fórum não tenha feito nada, mas começar com um site è básico.
    Tenho algumas dicas pra vc:
    - Pense em colocar um contador no blog - Eu aconselho o http://www.histats.com - è gratuito.
    - Adicione um E-mail de contato
    - Visite Factual Solutions Website - vc pode achar interessante
    http://factualsolutions.blogspot.com
    Novamente: Parabens pelo site – Grande iniciativa
    Mantenha contato, temos que conversar
    Factual Solutions

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo site. Valeu pela lista de documentários.
    Quem ainda não os viu, recomendo.

    ResponderExcluir