terça-feira, 9 de junho de 2009

A Abolição do Trabalho

“Ninguém jamais deveria trabalhar.

O trabalho é a fonte de quase todos os sofrimentos no mundo. Praticamente qualquer mal que se possa mencionar vem do trabalho ou de se viver num mundo planejado para o trabalho. Para parar de sofrer, precisamos parar de trabalhar.

Isso não significa que precisamos parar de fazer coisas. Significa criar um novo estilo de vida baseado na brincadeira; em outras palavras, uma revolução lúdica. (...) Brincar é mais do que brincar como crianças, por mais que isso tenha seu valor. Eu clamo por uma aventura coletiva de alegria generalizada e exuberância livremente interdependente. Brincar não é algo passivo. Sem dúvida, precisamos de muito mais tempo do que temos agora para o ócio e a folga totais, independentemente de renda ou ocupação; mas, uma vez recuperados da exaustão causada pelo emprego, todos nós queremos agir.

A vida lúdica é totalmente incompatível com a realidade existente. Pior para a “realidade”, o buraco gravitacional que suga a vitalidade daquele pouco na vida que ainda a distingue da mera sobrevivência. Curiosamente- ou talvez não-, todas as velhas ideologias são conservadoras porque acreditam no trabalho.

(...) Sindicatos e patrões concordam que devemos vender o auge de nossa vida em troca de sobrevivência, embora discordem quanto ao preço. “


Bob Black

2 comentários:

  1. Apenas não esqueçam que para chegarmos á essa realidade, precisaremos trabalhar e muito ;)

    Existe muito trabalho para tornarmos esse mundo melhor, apenas se cada um de nós fizéssemos um pouco mais, ficaria menos trabalho para cada um fazer. Abraço a todos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo minha parte, divulguei o filme para muitas pessoas. Agora estou vendo quanto sai essas placas para capturar energia solar, vou tentar dar uma força para a natureza também.

    Eu já tinha todos os pensamentos do filme, apenas não me dava conta de fazer parte do sistema capitalista, vou tentar dar um corte no consumismo, como não temos uma comunidade auto-suficiente como o tal do projeto Venus é impossível viver sem o dinheiro, então não posso dar as costas a ele enquanto o sistema não ceder.

    ResponderExcluir