quinta-feira, 27 de maio de 2010

EM RESPOSTA AO VAZAMENTO DE ÓLEO NO GOLFO DO MÉXICO




O impacto ainda se espalha entre os milhões de cidadãos norte-americanos que moram na Costa do Golfo à medida que nos damos conta da verdadeira extensão dos danos. Esse desastre é o resultado da demanda e consequente exploração desenfreada de recursos finitos como o petróleo, um combustível fóssil reconhecidamente perigoso. Tal demanda crescente caracteriza a perpetuação de nossa sociedade monetária que já mostra sinais de obsolescência, pois tem o lucro como meta principal, sejam quais forem os custos em perdas humanas ou ambientais.
É tempo de buscarmos soluções viáveis para transformar um sistema intrinsecamente fadado à auto-destruição!

Diante desse quadro tão lamentável nós, do Movimento Zeitgeist, queremos nos engajar num debate internacional para enfatizar a necessidade de que aconteça uma verdadeira mudança na sociedade. Essas palavras não fazem parte de algum tipo de slogan ultranacionalista criado por um grupo de discussão. Elas expressam o desejo manifesto do povo por uma mudança significativa, livre do legado destrutivo atual, carregado de erros cometidos enquanto civilização em processo de amadurecimento. Temos só um planeta Terra e não há a opção de "apertar o reset".

Precisamos romper com nossas ideologias estabelecidas que têm impedido o desenvolvimento. A chave para romper com as evidentes amarras históricas é acabar com a dualidade política, a estratificação econômica e as falsas divisões. São elas que determinam que o nosso futuro prometido permaneça apenas uma ilusão. Precisamos repensar nossa sociedade e romper com todas essas amarras que nos paralisam.

Na sexta-feira, 30 de abril, a CBS News (EUA) noticiou que o vazamento do óleo chegara a cobrir 5.400 quilômetros quadrados e continuava a se expandir a uma taxa equivalente a até 5 mil barris (quase 800 mil litros) por dia . Até o presente momento, não houve nenhum progresso no sentido de controlar esta catástrofe. Isto não precisava ter acontecido; só ocorreu porque continuamos a usar uma tecnologia obsoleta que visa apenas a manutenção do sistema vigente voltado ao lucro. Sistema este que perpetua uma ampla desigualdade salarial entre trabalhadores e empresários, que destrói ecossistemas frágeis e vitais e polui o ar que respiramos.

Está na hora de promovermos mudanças reais, e não de continuar a aceitar mais promessas vazias. Nenhuma dose de socialismo ou de ideologia neoliberal irá nos salvar de nós mesmos. É preciso haver uma reavaliação profunda sobre o que acreditamos, com o objetivo de alcançar a sustentabilidade no empreendimento humano.

Nossa geração ficou assistindo passivamente ao planeta ser violado e saqueado, ainda assim, nada fazemos. Nossa geração ficou assistindo passivamente aos governos socorrerem justamente as pessoas que criaram esta grande crise econômica e, ainda assim, nada fazemos. Nossa geração ficou assistindo passivamente aos nossos direitos serem arrancados e, ainda assim, nada fazemos. Nossa geração ficou assistindo passivamente a nos presentearem com os problemas criados por incontáveis gerações anteriores -- e estamos nos preparando para fazer o mesmo com a próxima geração -- mas nada fazemos.

Sejamos a primeira geração a oferecer soluções para nossos filhos e filhos de nossos filhos. Mas não podemos fazer isso sozinhos. Quebremos as barreiras que criamos entre nós. Precisamos de todos e de cada um de vocês para dizer um basta em uníssono. Não como norte-americanos ou russos, cristãos ou muçulmanos, mas como pais, mães, irmãos e irmãs. Vamos romper com as barreiras que nos separam e trabalhar para criar um mundo onde as nossas crianças estejam verdadeiramente seguras e livres. Um mundo no qual possamos dizer aos nossos filhos que eles podem ser e fazer tudo o que seus corações desejarem, tendo dentro de nós a certeza de que dizemos a verdade. Que a nossa geração seja a que fez a diferença!

Temos as ferramentas, temos o conhecimento, temos a tecnologia. É hora de fazer a transição para um mundo, uma economia e um futuro que todos nós mereçamos, independentemente de posição geográfica ou orientação econômica. Enquanto nos basearmos em sistemas antigos, estabelecidos por uma mentalidade de século XIX, continuaremos a andar em círculos enquanto uma série de catástrofes ecológicas e econômicas nos fazem visitas regulares. É hora de quebrar esse círculo vicioso pois, como você irá descobrir, existe sim uma maneira melhor de viver.

Nós, representantes do Movimento Zeitgeist, chegamos até você com a proposta de trabalharmos todos juntos e fazer o que precisa ser feito. Todo homem, mulher e criança tem uma voz, mas juntos podemos criar uma voz tão ensurdecedora que ninguém terá outra escolha senão ouvir. Mas isso requer a sua participação, exige que você ponha de lado as ideias preconcebidas que lhe foram passadas sobre "como as coisas são", como se esta fosse a única maneira, porque não é! Nosso modo de pensar não será mais capaz de nos sustentar. Podemos permanecer no castelo de cartas que construímos e vê-lo desmoronar à nossa volta. Ou, usando o que de melhor a nossa sociedade tem a oferecer, podemos começar a construir uma sociedade estável, madura e próspera, para que esse vazamento de óleo na Costa do Golfo ou o acidente com o cargueiro Exxon Valdez e tantos outros não passem de uma embaraçosa nota de rodapé em nossa história.

Um comentário:

  1. Gostei do post, e além de tudo da lição q sempre nunca aprendemos qnd acontecem desastres com esse.
    Até qnd veremos isso acontecer??

    ResponderExcluir